Criatividade, reflexão e emoção marcam a oficina Radiotube Nordeste em

08/11/2018

Durante dois dias, a região de Ipojuca, em Pernambuco, foi inundada pela energia de comunicadores populares, lideranças sociais e militantes da defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

O que permitiu este encontro foi a Oficina de Comunicação Radiotube, organizada pelo Criar Brasil com patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, e com o apoio do Centro Municipal de Educação Profissional de Ipojuca. Nos dias 30 e 31 de outubro, o grupo formado por representantes vindos de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Bahia, Paraíba e Maranhão se reuniu para refletir sobre a imagem da criança e do adolescente na mídia e a relação dessa representação com a situação da infância e da juventude na sociedade. O evento contou com a participação da presidenta do Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente de Recife, Lívia Aguiar, que compartilhou informações e ressaltou a importância da participação da sociedade. “A luta em defesa das crianças e adolescentes no Brasil se revela bastante árdua e, por isso, é fundamental exercer o espaço da fala, utilizar a comunicação como aliada”, avalia.

Os debates e as atividades práticas incluíram a apresentação prática do Radiotube.org.br, rede social exclusiva para a cidadania, além de oficinas sobre técnicas de entrevistas e de produção de vídeo por celular.

O grande desafio: desenvolver comunicação cidadã de qualidade, utilizando poucos recursos. De acordo com a metodologia da oficina, a turma foi dividida em grupos nos quais os participantes assumiram papéis na produção de materiais de áudio e vídeo. Foram produzidos uma radionovela e um spot de rádio e dois vídeos.

Abuso sexual infantil, crianças desaparecidas, violência doméstica e bullying foram os temas abordados nas produções dos grupos. Todos eles reforçam a necessidade de a sociedade debater estes casos e contribuir para que eles não se repitam.

Ao assistir os trabalhos produzidos, a emoção tomou conta dos participantes da oficina pela força das mensagens e pela constatação do resultado alcançado em uma produção colaborativa marcada pela troca de experiências. Rafael Negrão, de Ipojuca, ressaltou o valor da rede criada na oficina: “Saio daqui muito motivado para as produções e sei que vou expandir a minha rede de parceiros na busca de uma comunicação em defesa dos direitos humanos”, afirmou. Brenda Cruz, do Desabafo Social, de Salvador, destacou a importância da diversidade e da afetividade dos participantes: “Feliz pelo afeto e a troca, a oportunidade de unir gerações e a potência em um movimento ímpar de resistência e estratégia de comunicação”, avaliou.

No Radiotube é assim: cidadania por todas as ondas!

0 Comentários

Adicione um comentário

Aplicativos


 Locutor Ao vivo


PALAVRA

Gospel

Peça Sua Música

Nome:
E-mail:
Seu Pedido:


Top 5

01.

Aline Barros

Eternidade

02.

Bruna Karla

Advogado Fiel

03.

Aline Barros

Casa do pai

04.

Anderson Freire

Acalma o meu coração

05.

Aline Barros

Ressuscita-me

Anunciantes